quarta-feira, 23 de março de 2011

Tecnologia para melhorar a segurança

O alto índice de roubos a prédios de luxo na capital – 24 arrastões em 2010 – tem estimulado o surgimento
de sistemas de segurança cada vez mais sofisticados.

Um deles, lançado em setembro do ano passado e batizado de Sicove (Sistema de Controle Veicular), é um software que analisa os dados pessoais de quem chega de carro. Quando o veículo para no portão de entrada do prédio, os dados da placa são capturados pela câmera de segurança e enviados ao computador.

Informações como nome do condômino e número do apartamento são comparadas com as do sistema, se não coincidirem, o carro é impedido de entrar na garagem.

“As portaria dos prédios já são bem protegidas. Por isso, decidimos focar o local onde os condomínios são mais vulneráveis, que é na entrada e saída de veículos”, explica Marcello Barbarow, diretor do Grupo Natzar, responsável pela criação do software.

Mecanismos

Outro mecanismo criado para combater assaltos em condomínios é o chamado “botão do pânico”. Trata-se de um dispositivo instalado no controle remoto do portão da garagem que aciona uma luz vermelha na portaria alertando o porteiro do perigo.

Se algum criminoso estiver com o morador dentro do carro, ele pode acionar o botão, que abre a garagem, mas também liga uma luz piscante. Ao perceber o assalto, o porteiro já aciona a polícia automaticamente.

O aparato existe há oito anos e foi criado junto com a vaga especial contra roubos. Neste caso, o condomínio deixa uma vaga na garagem sempre vazia. Se algum carro estacionar nela, a luz vermelha na portaria é acionada delatando o crime.

De acordo com levantamento do Secovi, em 90% dos roubos em prédios, os bandidos entram pelo portão ou pela garagem.

matéria e-band

Nenhum comentário: